Qual o melhor programa grátis para editar fotos profissionalmente?

Se você está a procura de um editor de fotos profissional, mas sem pagar uma fortuna por isso, então esse artigo vai te ajudar. Porque o pós-processamento de uma foto é o que faz toda a diferença. Sem dúvidas.

Um fotógrafo que sabe realizar as correções de um jeito profissional, porém ainda bem objetivo é muito mais apreciado por seus clientes ou admiradores do seu trabalho.

Portanto, é importante ter em mente que a escolha de um editor de fotos profissional deve ser levada a sério. Até porque esse editor é a principal ferramenta do fotógrafo depois da sua câmera. Porém, você sabia que existe uma diferença entre editores profissionais e amadores?

Editores profissionais vs Editores amadores

Não se trata da pessoa que edita. Nesse caso, é sobre a ferramenta de edição. Muitos fotógrafos iniciantes buscam editores que são extremamente simples e de certa maneira limitados. Contudo, veja que o problema não está em ser simples, mas sim na falta de funcionalidades que são essenciais para um melhoramento de uma fotografia e sua estética mais profissional. Clientes não estão buscando fotos amadoras com filtros do Instagram ou uma simples correção de brilho. O resultado que você entrega deve ser profissional.

Mas não se assuste! Você não precisa ser um expert da edição para começar a editar suas primeiras fotos. A questão “editores profissionais vs editores amadores” está muito mais relacionada com a maneira que você utiliza e seu acesso a diferentes funcionalidades.

Imagine que um total inexperiente tenha acesso ao melhor editor de fotos profissional. Mesmo com uma ferramenta incrível em mãos, ele não vai conseguir ter bons resultados. Por isso, é muito recomendado que antes de fazer download de um editor profissional, tenha em mente que no começo pode ser um pouco difícil.

Não desista logo de início. Com o tempo a interface do programa fica mais amigável e você verá que valeu a pena trocar o editor amador pelo melhor editor de fotos profissional.

Quais são os melhores editores de fotos profissionais

Escolher um editor de foto como o melhor é muito mais complicado do que parece, porque existem centenas de opções.

Muitos editores estão disponíveis para os mais diversos sistemas como Windows, Mac OS, Android e iOS. Todavia, é muito recomendado os softwares para computadores - tanto Windows quanto Mac OS. Esses programas são mais completos do que os para celular e agilizam muito mais o processo todo para o fotógrafo, sem cobrar nada.

Ainda assim, não pode deixar de ser falado sobre o Adobe Lightroom, que é o melhor editor de fotos pago. Para aqueles que pensam em se profissionalizar ainda mais, o investimento deve ser feito através de uma assinatura mensal com a Adobe.

Porém, se seu objetivo é de fato um editor de fotos que seja gratuito e profissional, então veja alguns que foram separados para você.

Raw Therapee

Raw Therapee

O editor, como o próprio nome sugere, sabe trabalhar bem com arquivos .RAW - além de outros formatos também. Portanto, a maioria dos formatos usados por câmeras SLR (como NEF, DNG e outros mais) são compatíveis com esse editor.

A interface do programa lembra um pouco o Adobe Lightroom, mesmo que com um tempo de resposta mais lento. De qualquer maneira, os resultados agradam os usuários e as funcionalidades são bem interessantes, entre elas estão:

  • Ajuste de brilho
  • Contraste
  • Níveis
  • Cores
  • Nitidez e ruído
  • Cortar e redimensionar
  • Metadados
  • Outros

O editor é fácil de usar e te permite fazer muitas das funcionalidades disponíveis em programas pagos. Mas sempre esteja ciente de que não é um programa perfeito. Ainda temos outra opção, como o Darktable.

Darktable

Darkable

O programa trabalha com processamento de fotos de grande tamanho. Além de aqui também ser aceito arquivos de imagem RAW, o Darktable é compatível com mais de 400 modelos de câmeras diferentes.

Permitindo trabalhar com os negativos e retornar facilmente à maneira original. Os arquivos são trabalhados sempre de forma não destrutiva.

Ainda há uma funcionalidade que permite a importação de arquivos de forma rápida, completa e personalizável. Trabalhar com os negativos da imagem é interessante, pois depois de abrir seus negativos, você pode ir diretamente para a “câmara escura”, onde estão vários painéis com diversas opções para você usar.

As funções de cores, brilho e ruído são muito bem trabalhadas aqui e, com certeza, é um diferencial. Como um todo, o Darktable oferece muitas ferramentas e recursos bastante úteis, tornando-o uma ótima opção para trabalhar fotografias profissionais.

Além de todas as funcionalidades já ditas, o programa permite que você use monitores 4K e 5K, suportando 3D RGB LUT e inclui diversos módulos e atalhos que aceleram o processo de edição no dia a dia.

Qual é o editor de fotos profissional ideal para você?

Mesmo que a ferramenta seja considerada pelo mercado como “a melhor”, não necessariamente esse programa é o melhor para você.

Então, uma recomendação para todos os fotógrafos e editores de fotos iniciantes é: teste diferentes programas e veja com qual você se adapta mais.

Ainda que os programas ditos aqui são os mais recomendados por serem profissionais de fato, não deixe de experimentar as opções que você julgar interessante.

Após escolher um editor, pratique muito com ele e faça diversas edições testes e/ou para portfólio. A habilidade de pós-processamento é como um músculo na academia, quanto mais se pratica melhor fica.

Não deixe de conferir nossos outros artigos com dicas incríveis para fotógrafos de todos os níveis.